Robótica Educacional

A partir dos 04 anos - incluso na anuidade

A robótica educacional ou robótica pedagógica é a área do conhecimento que utiliza a robótica como recurso pedagógico. Os ambientes de aprendizagem da robótica estão em consonância com a pedagogia construtivista, pois se baseiam na aprendizagem por descoberta e propiciam a experimentação e reflexão. 

Robô-Ciência

Constitui-se de laboratório de robótica educacional, equipado por conjuntos de objetos robóticos, que são compostos por diferentes peças de encaixe, elementos elétricos e sensores. Esses componentes podem ser controlados, ou não, pelo computador, via utilização de uma interface controladora e um software de programação. Os kits de montagem são um conjunto de peças que se encaixam (blocos, vigas, eixos, engrenagens, etc.) na construção de modelos, ou montagens, que representam objetos do mundo real. 

Metodologia 

A técnica pedagógica aplicada é do questionamento e da investigação. O aluno trabalha com métodos matemáticos e numéricos, com conceitos da física, química, biologia, ecologia, teoria de controle de sistemas de computação,  além de sistemas eletrônicos, digitais, sistemas de aquisição de dados, etc. As teorias absorvidas em sala de aula são transformadas em idéias que estimulam o aluno a sempre querer aprender mais, instiga a voracidade em absorver novos conhecimentos e tecnologias. A robótica educacional procura auxiliar o aluno na construção do aprendizado adquirido em sala de aula.

Para cada nível de ensino é indicado um kit específico e adequado à faixa etária correspondente: 

Kit I - Introdutório, específico para o 1º ano do Ensino Fundamental; possibilita a montagem de modelos que utilizam blocos, eixos, manivelas, rodas, etc.;

Kit II - específico para o 2º e 3º anos do Ensino Fundamental; oferece motores com redução, sensores ultrassônicos e sensores de toque para acionar componentes eletrônicos e outras peças de montar, como engrenagens, placas, vigas, ganchos, etc; 

Kit III - específico para o 4º e 5º anos do Ensino Fundamental; introduz noções de programação com software específico para acionar uma interface e fazer a comunicação entre o computador e o modelo robótico, a fim de construir esses modelos que representam objetos do mundo real.

Objetivos gerais 

  • Proporcionar a curiosidade pela investigação levando ao desenvolvimento intelectual do aluno.
  • Trabalhar conceitos de desenho,ciência, álgebra e geometria; 
  • Conhecer princípios de eletrônica digital; 
  • Construir ou adaptar elementos dinâmicos como engrenagens, redutores de velocidade de motores, entre outros. 
  • proporcionar a formação de habilidades manuais; 
  • Desenvolver a concentração e a observação; 
  • motivar a precisão de seus projetos. 
  • Estimular a aplicação das teorias formuladas à atividades concretas; 
  • Desenvolver a criatividade dos alunos; 
  • Analisar e entender o funcionamento dos mais diversos mecanismos físicos; 
  • Ser capaz de organizar suas idéias a partir de uma lógica mais sofisticada de pensamento; 
  • Selecionar elementos que melhor se adequem à resolução dos projetos; 
  • Reforçar conceitos de matemática e geometria; 
  • Desenvolver noções de proporcionalidade;  
  • Utilizar conceitos aprendidos em outras áreas do conhecimento para o desenvolvimento de um projeto; 
  • Promover atividades que gerem a cooperação em trabalhos de grupo; 
  • Estimular o crescimento individual através da troca de projetos e idéias; 
  • Garantir que o aluno se sinta interessado em participar de discussões e trabalhos de grupo; 
  • Desenvolver o senso de responsabilidade; 
  • Despertar a curiosidade; 
  • Motivar o trabalho de pesquisa; 
  • Desenvolver a autoconfiança e a auto-estima; 
  • Possibilitar resolução de problemas por meio de erros e acertos.

Álbum de Fotos

Fotos: Raquel Saldanha