Processo de Avaliação e Recuperação

Anualmente, o colégio elabora seu Calendário escolar, contemplando a carga horária mínima de 800 horas distribuídas por um mínimo de 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar, excluindo o tempo reservado às avaliações finais.

I. Ensino Fundamental:

Trabalhamos com o processo de avaliação contínua, ou seja,

todas as atividades serão avaliadas, permitindo que a construção do

conhecimento seja gradual e eficaz. As aquisições e dificuldades serão

discutidas com os pais, nos encontros trimestrais ou, dependendo da

necessidade, em encontros pessoais.

Nesses encontros de pais e educadores promoveremos oficinas pedagógicas, com o objetivo de integrá-los e conscientizá-los da viabilidade do nosso trabalho.

A recuperação do aluno também será contínua, ou seja, após o término das

avaliações de cada trimestre o aluno que não atingir a média igual ou superior a 7,0 (sete), será submetido a 03 (três) dias de recuperação e a uma nova avaliação, prevalecendo à maior nota.

Ao término do ano letivo, se ainda assim, o aluno não tiver atingido a média

necessária, então ele terá 12 (doze) dias de recuperação, sendo promovido

para a série imediata se obtiver nota igual ou superior a 07 (sete).

II. Educação Infantil:

O processo avaliativo escolar deve ser construtivo e formativo. E no colégio Prince, a avaliação é concebida como um instrumento que permite a escola reformular a ação educativa que exerce junto aos seus alunos, podendo assim através dos dados observados, planejar e redirecionar o trabalho. Assim entendemos avaliação como: [...] conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar sua prática às necessidades colocadas pelas crianças. É um elemento indissociável do processo educativo que possibilita ao professor critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um todo. (Referencial curricular nacional para educação infantil, v.1, p.59).

Ao avaliar os alunos da Educação Infantil, utilizaremos como instrumento a observação individual, realizando os registros das observações através de relatórios e portfólio acompanhando assim o desenvolvimento do aluno.