Berçário

Pequeno Prince: Estimulação

O Pequeno Prince (berçário) é um cantinho todo especial para garantir o crescimento dos pequenos (dos 6 meses aos 2 anos) com muito conforto, aconchego e segurança.As crianças recebem cuidados fundamentais para um desenvolvimento saudável e feliz!O ritmo de cada bebê é respeitado e acompanhado bem de perto pela nossa equipe especializada e multidisciplinar de profissionais, estimulando o seu desenvolvimento psicomotor e social sem deixar de cuidar principalmente da área nutricional, propiciando acompanhamento de hábitos alimentares saudáveis. Desta forma, mantendo o mesmo nível de compromisso de qualidade desenvolvido ao longo desses 20 anos dedicados à educação. Fica situado bem próximo à escola, facilitando o roteiro daqueles pais que possuem filhos nas duas unidades - Colégio Prince e Pequeno Prince (Berçário).

I. Objetivo:

Oferecer um espaço específico e acolhedor para atender crianças dos 06 meses aos 02 anos de idade, através de um programa de qualidade com atividades estimuladoras e sociais, bem planejadas, oportunizando o desenvolvimento das habilidades naturais.

II. Diversão e Aprendizado

O nosso berçário conta com uma proposta pedagógica voltada para construção do conhecimento e desenvolvimento emocional, sócio-afetivo e psicomotor das crianças. Através da brincadeira do dia a dia utilizamos linguagens corporais, artísticas, musicais e orais com as crianças. Além disso, possuímos materiais adequados que favorecem ao desenvolvimento psicomotor e atividades lúdicas supervisionadas por professoras e monitoras capacitadas.

III. Saúde e Bem-Estar

O Pequeno Prince procura fazer uma adaptação lenta e gradual para reduzir a ansiedade na “separação” mamãe-bebê.

Mantém suas instalações sempre bem higienizadas e possui uma alimentação saudável rica em nutrientes necessários à dieta diária dos bebês, tudo elaborado e acompanhado minuciosamente pela nutricionista.

Dispõe de área externa com uma pequena piscina, caixa de areia e chuveiro – espaço muito agradável, onde as crianças podem se divertir enquanto tomam banho de sol.

Banheiros adaptados às idades.

Refeitório com mesas adequadas.

Sala de multiuso para músicas e vídeos.

Ambiente monitorado por câmeras.

Extintores de incêndio.

IV. Musicalização

Por meio das atividades de musicalização, as crianças desenvolvem a discriminação auditiva, a aptidão inventiva e criadora, além de aspectos como inteligência, percepção espacial a partir de sons do corpo e do ambiente, coordenação motora, socialização, dentre outros.

V. Refeições

No Pequeno Prince seu bebê tem um espaço específico para as refeições, com mobiliário adequado à sua idade e um ambiente dentro de rigorosos padrões de higiene, onde são preparadas as refeições sob a orientação da nutricionista.

Nossa alimentação é balanceada e fornece a quantidade necessária de energia para as crianças crescerem com saúde, através de uma proposta de estimulação nutricional que propicie o acompanhamento de hábitos alimentares saudáveis.

As refeições para o berçário são oferecidas dentro do valor da anuidade escolar, diferentemente do sistema do Colégio Prince que é opcional ou de acordo com o horário escolhido pelos os responsáveis.

VI. Estrutura Física

O espaço é especialmente projetado à idade, com ambientes tranquilos, amplos, arejados, seguros e adaptados às necessidades dos pequenos. Ele conta com dormitório, banheiros, sala de psicomotricidade, solário, parquinho, refeitório, cozinha, sala multiuso, salas de atividades, mobiliário infantil e um cantinho para amamentação.

B. Estimulação II

Antes de expor o plano é importante colocar que a Adaptação Escolar é vivida por cada criança de forma diferente. A intensidade com que cada uma vai experimentar, ou a forma como vai atravessar esse período, vai depender dos aspectos particulares de cada personalidade participante do processo e, também, da dinâmica familiar.

Na fase de 1 a 3 anos é mais difícil o processo de adaptação escolar, sendo necessário muita paciência e compreensão por parte da família, para que a criança construa confiança com os professores, coleguinhas e com o ambiente escolar.

Para que haja uma adaptação tranquila e revogada de confiança, será necessário cerca de 8 a 10 dias de um período especial na escola.

Dias Tempo de permanência Procedimento

1ª, 2ª, 3ª e 4ª dias: Permanência de 2 horas. A mãe deve ficar próxima a criança nas atividades, no entanto, fora da sala, mas à sua disposição.

Após isto a presença da mãe vai diminuindo.

5ª e 6ª dias: Permanência de 3 horas. gradativamente, podendo afastar-se nos primeiros dias até por 2 horas, até ausentar-se por completo.

7ª e 8ª dias: Permanência Integral.


Proposta Pedagógica

No Colégio Prince, o processo de Ensino e Aprendizagem está pautado numa abordagem Sociointeracionista que teve em Vygotsky seu maior expoente. Seus pressupostos partem da ideia de homem enquanto corpo e mente, enquanto ser biológico e social e enquanto participante de um processo histórico cultural. É no meio social a que pertence e nas trocas simbólicas com as demais pessoas que o indivíduo aprende e constrói representações sobre si e sobre o mundo com o qual interage.

As práticas pedagógicas são mediadas pela relação entre os envolvidos (professor-aluno; aluno-aluno e outros), uma vez que a aprendizagem é centrada nos diferentes modos como o sujeito aprende como interage com seu meio cultural e social e como se apropria dos bens culturais nele produzidos.

Para que essa abordagem se concretize com contexto escolar, as aulas e atividades são planejadas a partir das orientações contidas nos referenciais curriculares, levando em conta as características específicas das crianças e dos momentos, as interferências do meio que as circundam e os conhecimentos das diferentes áreas, possibilitando a articulação do curso de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Em tudo o que se faz no Colégio Prince está a preocupação de contribuir para a construção de valores essenciais a cada ser humano. Nosso compromisso educativo é cativar em cada um a descoberta de si, do outro, do mundo ao seu redor, e consequentemente, acreditar e construir um mundo melhor.


Álbum de Fotos

Fotos: Raquel Saldanha